49 anos de vida, 31 no Metallica e muitas histórias para contar
Multi-instrumentista, James iniciou no meio musical influenciado por sua mãe, que foi cantora lírica quando jovem. Aos 9 anos teve aulas de piano, depois partiu para a bateria, e só então a guitarra.
Nas muitas formações do Metallica, James inclusive tocava batera, no início. Atualmente, Mr. Helfield grava as bases e alguns solos de guitarra. Além de escrever as letras das músicas, as melodias vocais, a maioria das harmonias e guitarra e de co-arranjar as músicas com Ulrich.
Já foi considerado o 2.º melhor guitarrista de heavy metal de todos os tempos, pela Revista Guitar World, e o 12.º vocalista, pela MusicRadar.
Mas nem tudo são flores. Dias após seu aniversário, em 1992, num show do Metallica no Estádio Olímpico de Montreal, James sofreu, acredita-se, que o pior acidente em palco de sua carreira. Na oitava noite de uma turnê em conjunto com o Guns'n Roses, James pisou perto demais de uma explosão pirotécnica para a música de abertura "Fade to Black" e teve parte do lado esquerdo do seu corpo atingido pelo fogo, sofrendo queimaduras de 1.º, 2.º e 3.º graus na mão, braço e rosto. Foi levado imediatamente para o hospital e ficou 17 dias sem tocar. Voltou aos palcos após, com a ajuda do guitarrista John Marshall, que tocou em seu lugar, nas próximas quatro semanas na turnê, até ele se recuperar totalmente.
Happy Birthday, James Hetfield!
Muitos mais anos de heavy metal e melhores histórias para nos contar!
Fontes: Wikipedia, Whiplash
Nenhum comentário:
Postar um comentário