terça-feira, 21 de agosto de 2012

Curiosidades sobre Raul Seixas


GITA, por Raul Seixas 


Entre as curiosidades sobre Raulzito, está a origem da música GITA, uma das mais lindas da sua carreira: 

GITA é baseada no livro indiano Bhagavad-Gita, parte do livro Mahabharata, conhecida como a bíblia da religião hindu, um dos livros mais antigos da humanidade. Conta sobre a história do todo, do absoluto, sobre o "Deus" (pra nós, no ocidente) e "da grande resposta", no hinduísmo. Uma curiosidade entre as duas culturas é que na ocidental é bem distinto o "bem" e o "mal". Já na cultura oriental, há uma união entre o bem e o mal. O que se traduz na música. 

Na história, um guerreiro chamado Arjuna questiona Krishna sobre a origem das coisas, e este dá a chave da resposta a "grande pergunta", que seria mais ou menos como Raul transcreve nos versos da música GITA: "Das luzes eu sou o sol radiante... entre as estrelas sou a lua... dos copos d'água eu sou o oceano... entre os animais selvagens sou o leão... dos peixes eu sou o tubarão... de todas as criações eu sou o começo e o fim e também o meio... das letras eu sou a letra A... eu sou a morte que tudo devora e o gerador de todas as coisas ainda estão por existir... sou o jogo de azar dos enganadores..."

Sendo assim, ele explica que GITA não é ele, mas sim, cada um de nós, pois fazemos parte do universo, desse equilíbrio, do todo, como ele diz.  Transformar esses versos numa música tão linda e absoluta... só podia ser obra deste poeta! 

Raul Seixas explica a origem da música Gita, 1974: 

GITA - Raul Seixas: 

Fontes: WhiplashMetamorfose DigitalBhagavad-Gita

Nenhum comentário:

Postar um comentário