terça-feira, 30 de julho de 2013

Ah, a Cultura...

A cultura como um ciclo 


Para absorver cultura, primeiramente temos que eliminar rótulos e preconceitos. É necessário estarmos com a mente aberta para compreender que há uma explicação para tudo. E observar. Entrar no mundo da história que assistirmos, chorar ouvindo um lindo coral cantando, rir com os atores de uma peça teatral, nos emocionar ao assistir uma coreografia de dança.

Nem todos estão aptos, ou dispostos, a absorver cultura. Alguns não compreendem, e nem querem. Outros buscam entender melhor o porquê das situações. A questão cultural está além da simples compreensão. Ela é histórica. E nesse contexto, há muito o que entender, conhecer e sempre aprender. Há muito material nesse campo. Muitos meios, regiões, tipos, nichos e sempre terá. 


Ao mesmo tempo, não é necessário estudo específico. Não é necessário um conhecimento prévio. E além de uma mente aberta, é preciso, também, um coração aberto. O interlocutor, o público, aquela pessoa que está ali assistindo ou interagindo com a obra cultural, pode estar querendo receber informação, adquirir conhecimento, estar somente a fim de se distrair, ou pura e simplesmente está ali para se emocionar e prestigiar.

Essa é a beleza da cultura. Esse é o sentido do trabalho cultural. Levar todos os tipos de mundos a um único lugar, transformando num só mundo, sem distinção. Felizes as pessoas que participam e vivenciam esse processo. Seja o expectador, o artista ou todos os responsáveis pelo meio de campo, envolvidos para que o evento se realize, a cultura se dissemine, as experiências se propaguem e o ciclo não se acabe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário